quinta-feira, 10 de agosto de 2017

Enxaqueca por motivos sociais


      É isso mesmo que você leu. Tenho certeza de que parte dos sintomas de ansiedade que tenho, incluindo a enxaqueca, são causados pela sociedade em que insisto em viver e conviver. 
      Sou professora da rede municipal no meu município há quatorze anos e isso por si só já é um acúmulo de desespero tamanho. Imagina como é lecionar na rede pública de um município que não valoriza a educação como deveria? No momento estou em greve mais uma vez, foram mais de quinze nesses anos e todas tiveram poucos avanços, embora ainda assim conseguíssemos avançar aos trancos e barrancos ameaçando a trajetória política dos nossos vereadores e prefeito. MAS NÃO AGUENTO MAIS. A greve deveria ser a última instância a qual deveríamos recorrer porque o prefeito deveria conversar com os professores e tentar tomar providências antes de chegarmos a decretá-la.
     Infelizmente não é esse o pensamento vigente em nossos governantes. Eu acompanho os noticiários, leio as informações na internet, leio livros sobre o contexto social do terceiro mundo, participo de discussões no sindicato, conheço plataformas político partidárias, assisto palestras com doutores em Ciências sociais e políticas... e para que? Para piorar minha enxaqueca. Sei das políticas neo liberais de austeridade e sei da crise financeira que atingiu o Brasil, fabricada ou não, sei que todos temos nossa parcela de responsabilidade mesmo que seja ao não discutir política com os amigos, mas é muito dolorido não enxergar mais um futuro bom porque não acredito nos brasileiros de hoje em dia. É tanto fanatismo sem leitura, tanta crença em vídeos com pessoas bonitas explicando a verdade absoluta, tanto antagonismo por nada, tanto imediatismo, tanto egoísmo, que parece que a face pior do capitalismo está dominando o mundo. E os que são contra, por sua vez, tendem a ter o mesmo comportamento como birra. Onde estão as pessoas ponderadas e com fala mansa que conhecem a fundo a história do homem que eu admirava na infância? Achava que existiriam aos montes quando eu crescesse. Ledo engano. 
     Gera em mim uma ansiedade sem perspectiva de melhora isso de ver os políticos humilhando os trabalhadores e declarando verdades loucas sobre o inchaço da máquina pública e de como os gastos (para mim, investimentos) em educação são exorbitantes no meu município. Eles ganham tão bem para não fazer quase nada por nós. Tão poucos realmente pensam, discutem, imaginam melhorias para a população. Já ouvi disparates do tipo: "para ganhar um projeto, a gente sempre se corrompe um pouco" (assessor de um vereador) ou "se não entrar no jogo, não sobrevive"(senso comum), mas até agora somente coisas pequenas passam pela Câmara em função da população e sem fiscalização nenhuma, sem contar que alguns projetos que sequer contam com infraestrutura são então aprovados e engavetados ou  se transformam em apenas uma forma a mais de desvio de dinheiro público.
    Só queria entender como alguém (de posse de cargo político eletivo) pode dormir tranquilo sabendo que é detentor do poder de modificar a vida de milhares de famílias que elegeram o cidadão e apenas inventar desculpas e mais desculpas para roubar ou deixar roubar nossos impostos pagos de maneira tão sofrida. Sigo com  minha enxaqueca.

   


terça-feira, 6 de junho de 2017

Ando tendo enxaquecas mês a mês quando minha TPM se achega. Ou pelo menos parece ser na mesma época, porque fico dengosa, raivosa, chorona e preguiçosa junto com a dor de cabeça... também fico com muita fome.
Dessa última vez até crise existencial acompanhou a malvada. Tenho pensado demais na vida nesses últimos anos, mais parece que estou na adolescência. Boa!! Parece que estou em outra adolescência. Considerei a hipótese de menopausa precoce que justificaria mudanças hormonais e até a enxaqueca, mas não foi confirmado pelos exames. Logo, deve ser adolescência novamente (adoro uma justificativa idiota para minhas crises existenciais).
A verdade é que tenho sido acometida por intensas crises de ansiedade e até uma ou outra crise de pânico de leve, fazendo com que minha cabeça tenda a pirar e tentar entrar de volta no eixo à força. Isso deve ser comum no mundo aí fora... fora da minha cabeça. Mas esse mundo me deixa em pânico em um amontoado de vezes quando saio do meu mundinho...acho que deveria sempre levar a toalha*!

*Segundo Douglas Adams em seu livro 'O Guia do Mochileiro das Galáxias'...a toalha é um dos objetos mais úteis para um mochileiro interestelar. Em parte devido a seu valor prático: você pode usar a toalha como agasalho quando atravessar as frias luas de Beta de Jagla; pode deitar-se sobre ela nas reluzentes praias de areia marmórea de Santragino V, respirando os inebriantes vapores marítimos; você pode dormir debaixo dela sob as estrelas que brilham avermelhadas no mundo desértico de Kakrafoon; pode usá-la como vela para descer numa minijangada as águas lentas e pesadas do rio Moth; pode umedecê-la e utilizá-la para lutar em um combate corpo a corpo; enrolá-la em torno da cabeça para proteger-se de emanações tóxicas ou para evitar o olhar da Terrível Besta Voraz de Traal (um animal estonteantemente burro, que acha que, se você não pode vê-lo, ele também não pode ver você -estúpido feito uma anta, mas muito, muito voraz); você pode agitar a toalha em situações de emergência para pedir socorro; e naturalmente pode usá-la para enxugar-se com ela se ainda estiver razoavelmente limpa

quarta-feira, 11 de março de 2015

40 coisas para fazer antes dos 40!

Apesar de continuar tendo enxaqueca, descobri que é inevitável envelhecer. Já não emagreço com a mesma facilidade e nem tenho tanta disposição para atividades que envolvam se movimentar como antes, mas descobri também que embora tenha 32 anos, ainda tenho muitos sonhos pra realizar. Então, tipo como no filme Antes de Partir ou em alguns blogues que li, resolvi fazer uma coisa babaquinha, bestinha mesmo, que é fazer uma lista de quarenta coisas para eu fazer antes dos quarenta anos. Coisas que acho que vão me fazer melhor como pessoa. Eis então a lista com minhas pretensões:
1- Alcançar 66 quilos e mantê-los até sempre.
2- Aprender algum tipo de luta, no momento ainda estou namorando Muay Thai.
3- Fazer uma lista de livros para ler até os quarenta. (Lista dentro de lista pode?)
4- Fazer outra lista de lugares que quero conhecer antes dos quarenta. (Abusei das listas)
5- Ter um home-office.
6- Fazer dança de salão.
7- Fazer curso de fotografia com câmeras profissionais.
8- Fazer aulas de degustação de vinho.
9- Aprender a fazer cerveja.
10- Ter minha cidadania alemã.
11- Falar inglês e espanhol fluentemente e aprender a ler em alemão.
12- Aprender a cantar.
13- Aprender a tocar violão.
14- Aprender a reconhecer os artistas de música clássica.
15- Aprender a história da arte.
16- Fazer um curso de Filosofia e comparar aos livros que li.
17- Comprar uma vitrola e ouvir meus discos de vinil.
18- Assistir pelo menos um show do Metallica.
19- Assistir pelo menos uma peça teatral por ano.
20- Beber absinto de verdade.
21- Aprender a apreciar Whisky.
22- Aprender a nadar.
23- Aprender a me equilibrar numa prancha de surf. (Surfar eu acho que é querer demais)
24- Fazer rapel.
25- Ter um Jeep vermelho de verdade igual ao meu carrinho de brinquedo quando era criança.
26- Fazer montanhismo.
27- Morar sozinha em casa própria.
28- Ter um carro sedã com 2.0 de potência.
29- Fazer mestrado em Matemática.
30- Fazer doutorado em Educação Matemática.
31- Passar em mais uns dois bons concursos e aumentar vertiginosamente minha renda.
32- Ser sócia do Botafogo de Futebol e Regatas.
33- Fazer mais uma tatuagem, agora no cóccix e mais um piercing, agora no nariz.
34- Fazer bons novos amigos e manter os meus.
35- Pintar telas em óleo ou acrílico.
36- Passar toda virada do ano no mar, na praia.
37- Voar de asa-delta da pedra da Gávea.
38- Acrescentar habilitação para moto na minha carteira e ser sócia de um motoclube.
39- Sempre me amar e me respeitar muito acima de tudo.
40- Conseguir fazer o bem ao maior número de pessoas possíveis, se bem que esse item vai durar por toda a minha vida.



Em 06/06/17, alcancei algumas coisas e resolvi deixar registrado:
2- Aprender algum tipo de luta, no momento ainda estou namorando Muay Thai.✔
3- Fazer uma lista de livros para ler até os quarenta. (Lista dentro de lista pode?)✔
5- Ter um home-office.✔
7- Fazer curso de fotografia com câmeras profissionais.✔
18- Assistir pelo menos um show do Metallica.✔
19- Assistir pelo menos uma peça teatral por ano.✔
20- Beber absinto de verdade.✔
34- Fazer bons novos amigos e manter os meus. ✔

terça-feira, 10 de junho de 2014

Eu sofro de enxaqueca... e daí?

Faz muito tempo que esse mal chamado enxaqueca me atinge. Agora resolvi atingi-la. Desde sempre reclamo dela e ela manda em minha vida dando de ombros para minhas reclamações, agora vou esbravejar para tentar expulsá-la de minha vida. Tá bom, até parece que é simples assim, nem sei se é neurológico, psicológico ou se foi alguma coisa que comi (tipo chocolate, amendoim, mortadela...). Quem eu acho que vou enganar? Eu só sei que ela vem e algumas vezes vem mais forte que Popeye pós espinafre, mas eu tenho que aturar. Parece que vou morrer, talvez até fosse preferível morrer ante algumas crises, mas nem adianta, enxaqueca não mata mesmo. Dito isso, já que viver é preciso, vamos ao que realmente importa: as enxaquecas metafóricas de nosso dia a dia.
Enxaqueca mesmo é ter que aturar um monte de padrões preestabelecidos (a nova ortografia, por exemplo) que não fomos convidados a construir porque nossos pais, avôs e outras mídias humanas acharam que sabiam mais que a gente e deixaram a receita. Isso de mais velhos serem mais sábios não é verdade universal. Se fosse assim a ciência de hoje em dia seria uma pasmaceira sem fim. E tudo que contraria os antigos seria absurdo, o que não acontece. Mas, como certas baboseiras conseguem permanecer em voga por muitos séculos, aqui nasce, cresce se reproduz e ainda não morreu meu sofrimento (quase um ser vivo): eu não me encaixo nas baboseiras, digo, tradições ou crenças de nossa sociedade. Não acredito em muitas coisas que me são enfiadas goela abaixo. Não acredito em deus. Não acredito em convívio gerar amor. Não acredito que a felicidade só exista pra quem encontra um par romântico. Não acredito que precise plantar uma árvore e ter filhos para ser feliz (escrever um livro até vale).Tenho certeza que dinheiro traz felicidade. Acho um saco ter que ouvir cantadas na rua. Acho péssimo não ter tempo para praticar mais de um hobby ao mesmo tempo. Acho o fim do mundo ter chefes mais idiotas que eu mesma. Por fim, acho um absurdo não ter cura (só tratamento) para enxaqueca.
Agora que é sabido o motivo de minha enxaqueca (todos supracitados), lembro que existiu um personagem chamado garoto-enxaqueca que, respeitando a mudança de gênero, foi meu apelido no tempo de faculdade. Significa que os motivos para meu sofrimento começaram cedo em minha humilde vidinha e por isso agora quero expurgar essa chatice, exorcizar esse diabo de dor, mandar pra ponte que caiu tudo que me causa ENXAQUECA.